terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sociedade em Rede


Há algumas semanas tive a oportunidade de ler o livro 'Sociedade em Rede' de Manuel Castells. Apesar de ter lido uma edição de 1999, o contexto do volume em questão era bem atual. No livro, Castells coloca, entre outras coisas, a tendência das empresas e dos mercados de se organizar em rede. 

Notamos hoje em dia o crescimento do número de instituições e indivíduos conectados na internet. Pra entender melhor um pouco este tema vamos definir o que é internet. Há uma grande confusão no conceito de internet. Muitas pessoas acham que internet é uma rede global de computadores. Porém este conceito é equivocado.

A internet, ou a World Wide Web, não é uma rede de computadores, mas sim um conjunto de redes. E é este conjunto de redes interconectadas que possibilita a interação global entre usuário e instituições. E consequentemente a troca de informações e conhecimentos.

É esta troca de informação que Castells coloca como fator chave do desenvolvimento neste início do século XXI. Um emaranhado de redes interligadas, trocando informações e construindo, de forma colaborativa, o conhecimento coletivo. O autor coloca que estamos vivendo uma reestruturação do capitalismo. Influenciados pelos movimentos pró-trabalhadores. E pelo aumento da concorrência global.

Vivenciamos uma época de mudanças sociais drásticas. Os mercados financeiros vivem um momento de integração. O intercâmbio do conhecimento é impulsionado pela capacidade de conexão das novas tecnologias. Também percebemos o crescimento de interação entre as estruturas sociais assim como o desenvolvimento dos processos produtivos. 

De algum modo as classes sociais continuam sendo definidas pela capacidade produtiva. Num contexto competitivo onde a tecnologia, o conhecimento e a informação valem ouro. Castells também coloca a importância do desenvolvimento cultural, num contexto em que a tecnologia age sobre a informação.

Neste contexto o autor observa a importância de estar conectado em rede. Vivemos a era da economia informacional e da convergência tecnológica e cultural. Multiplicar as conexões é multiplicar o conhecimento. E isto tudo é fator diferencial no ambiente competitivo do capitalismo. Onde a tecnologia e a informação tornam-se vantagem competitiva. 

J.P.D. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário