sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sentido


Constantemente me questiono qual o sentido das buscas, dos sonhos, da luta e da própria existência. Em alguns momentos da rebeldia sem causa, da juventude, nos encontramos em realidades contraditórias aos valores que preservamos e acreditamos. E naqueles momentos costumávamos agir desprovidos de sentido. Porém, como o passar do tempo, o ganho da maturidade e o desenvolvimento da consciência, percebemos que em tudo há um sentido. Mesmo quando implícito, despercebido e filosófico.

Quando falo em sentido, me refiro ao nexo das atitudes, pensamentos e raciocínios. Há um sentido, ou até mesmo um sentimento, ou diríamos ainda, um motivo, que nos move a cada atitude. Mesmo quando agimos por impulso. Saber que somos, de onde viemos e pra onde vamos, dá um sentido maior a nossa vida. Sim, o viver faz sentido. Nascer, crescer e se multiplicar. Não estamos aqui por acaso. Estamos em uma missão especial. E cada um precisa descobrir a sua.

Filósofos do século passado, como o recentemente encaminhado ao céu Jean Baudrillard, colocavam que, em uma determinada hora, nada mais faria sentido. Contudo, atrevo-me a contrapor Baudrillard e sua linha de influências. Há sim um sentido, mesmo quando invisível em primeira vista. E encontrar tal sentido em nosso viver é o que dá direção à jornada.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário