domingo, 2 de junho de 2013

Ao seu tempo


Cada vez mais encontramos, nas mídias sociais, histórias, estórias, caminhos e subjetividades sendo comercializadas. Cada exemplo de luta e superação se torna uma mercadoria de desejo da massa. As celebridades, neste contexto, emergem como os novos heróis do mundo pós-moderno. Porém, apesar de inúmeros modelos prontos de sucesso, criar e seguir o próprio caminho continua sendo a alternativa mais eficiente, feliz e segura em muitos casos.

Apesar de muitas ideias, pensamentos, sentimentos, caminhos, estilos de vida e fórmulas de sucesso poderem ser adaptadas e utilizadas por qualquer pessoa, é notável que cada um saiba o que precisa, e como deve proceder, pra alcançar o que deseja. Há uma certa idade em que alguns se encontram enquanto outros se perdem. Alguns seguem em frente enquanto outros pedem pra voltar atrás. O fato é que cada um tem o seu tempo e o livre arbítrio pra decidir que direção tomar.

Modelos prontos são bem vindos e podem ser adaptados às nossas necessidades. Porém, temos maiores chances de obter o êxito, ao nosso próprio tempo, quando desenvolvemos modelos personalizados criados especialmente pra nós. Percebemos isso quando descobrimos que somos únicos e que o mundo não é uma loja onde tudo e todos tem um preço. 

É natural que muitos jovens se espelhem em seus ídolos, nas escolhas que fazem. Quando crianças, tentamos agir como os heróis do cinema, da literatura e da ficção. Quando adolescentes nos espelhamos nos ídolos do esporte e da música. Quando adultos buscamos referenciais no mundo dos empreendimentos, dos estudos profissionais e todo tipo de ofício.

O certo é que nem todos irão fundar uma rede social famosa aos vinte anos ou uma grande emissora de televisão aos sessenta. Contudo, misturando estes e outros elementos, cada um é capaz de fazer o possível pra alcançar o devido desenvolvimento no tempo certo que lhe couber. Pra alguns, um pouco de pressa pode acelerar os resultados. Pra outros, a paciência nos empreendimentos pode trazer resultados mais sólidos. Somar os dois elementos é como intercalar corrida e caminhada em uma longa jornada. 

Do mesmo modo, bebemos de diversas fontes buscando exemplos ajustáveis às nossas vidas. Exemplos estes que podem ser incorporados em nossa trajetória de desenvolvimento, crescimento e progresso. Buscamos referenciais a todo tipo de posição, cargo ou espaço que almejamos ocupar.

A construção do próprio caminho e da própria identidade leva em consideração os exemplos, informações, conhecimentos e referenciais que temos acesso em nossa caminhada. E é neste contexto, personalizado, particular, universal e singular que cada indivíduo encontra a sua missão para com o mundo, os homens e a sociedade. Precisamos entender que cada um tem o direito de fazer as próprias escolhas, assumir responsabilidades e conquistar aquilo que lhe for de merecimento no tempo e na hora certa. 


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário