segunda-feira, 24 de junho de 2013

Colaborativo


A conexão 3G e wireless da internet sem fio e, sobretudo, os dispositivos móveis, vem recriando o que conhecemos como jornalismo online. A interação exacerbada, somada a conexão onipresente dos dispositivos móveis, possibilita que todos, que tiverem um celular com acesso a rede em mãos, possam se tornar produtores de conteúdo em potencial. Fazendo da internet um ambiente totalmente colaborativo onde cada internauta contribui com a criação própria de conteúdo.

Neste contexto, surgem também na internet iniciativas de internautas que se reúnem em rede a fim de produzir conteúdo de produção coletiva. Assim sendo é natural que cada produtor individual busque incluir-se no contexto da colaboração. Seja através da absorção de seus trabalhos, como produtores de conteúdo, pelos grandes veículos. Ou, seja através da soma das produções individuais em redes colaborativas para que juntos possamos produzir e crescer mais.

Esta é uma visão compartilhada por muitos blogueiros, vlogueiros e outros prossumers. Enquanto o tempo transcorre e nos movemos nesta direção, muitos entre nós, internautas, seguimos nossas respectivas produções multimídia individuais até o momento em que sejamos totalmente  incluídos na coletividade como empreendedores da comunicação e produtores de conteúdo.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário