terça-feira, 5 de março de 2013

Web Religion


Com a massificação das tecnologias virtuais, a web vem se tornando a 'hóstia' da comunhão do terceiro milênio. Milhões de pessoas conectadas chorando e rindo ao mesmo tempo, impulsionadas pela informação veiculada na rede. É como rezar a mesma prece em uma só voz. Neste contexto surge a velha cilada de entrar nos boatos da mídia, cometendo o erro usual de seguir o senso comum sem antes averiguar a veracidade da informação. Em um tempo em que é cada vez mais raro encontrar quem pense com as próprias ideias.

Se a religião coloca que 'com a multidão de conselheiros se faz a boa guerra', de outro lado, seguir a maré pode ser um risco. Muitas informações veiculadas na web são irreais. É preciso ser precavido em relação ao que consumimos na internet. De outra forma é indiscutível o fato de que a internet é uma fonte de dados variada, completa e complexa. Porém precisamos saber garimpar o que é verdadeiro nesta mina de ouro.

A internet é mais do que um canal de interação onde a comunicação mediada pelos dispositivos eletrônicos se desenvolve. É um espaço de debates; De diálogo; De comércio; De colaboração; De trocas... Um, centro de eventos onde confraternizamos, trabalhamos, aprendemos, interagimos e comungamos. E neste ambiente se mostra necessária a capacidade de raciocinar, desenvolver e construir a partir das próprias ideias. A comunhão é benéfica desde que se evite seguir cegamente o senso comum. Cada vez mais se faz necessário o discernimento.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário