A internet se vem se tornando o canal preferido daqueles que procuram espaço para comunicar, interagir, informar-se, publicar e compartilhar conteúdo, comercializar produtos, gerenciar banco de dados, além de outros interesses nesta linha. Percebemos também, dentre os internautas usuais, o crescimento do número daqueles que produzem conteúdo. O que nos revela o futuro que temos pela frente.
Dentre os profissionais de comunicação há um certo preconceito em
relação aos ditos 'amadores'. Blogueiros, vlogueiros, fotógrafos, cinegrafistas,
produtores de áudio e todo tipo de produção de conteúdo. Porém, notamos que
muitos destes 'amadores' produzem conteúdo de qualidade igual ou superior aos
jornalistas graduados. E, em alguns casos, entendem um pouco mais de questões digitais
como edições multimídia e design gráfico.
Sabemos que a formação se faz necessária para garantirmos um mínimo de
qualidade. E principalmente para que haja, dentro das universidades, discussões éticas e morais sobre o exercício
da comunicação. De outro lado sabemos também que não há mais como parar os estes
internautas amantes da produção de conteúdo, que trabalham , cada vez mais, de
forma profissional no comprometimento de levar informação aos públicos que os
seguem.
Impossível frear este fenômeno. Cada vez mais usuários, isentos de formação
profissional, produzem conteúdo multimídia na internet. E boa parte deste
conteúdo é de boa qualidade. Porém, também encontramos na internet informações
falsas e conteúdos maliciosos, ofensivos e mal intencionados.
A solução a este fenômeno está muito mais próxima da aceitação desta
massa de produtores de conteúdo como profissionais auto-ditadas da comunicação
e conviver com um déficit de qualidade, do que entender que precisamos mais centros de formação, com cursos rápidos e acessíveis, aliados às Universidades e às grandes empresas de comunicação, para que este tipo de profissional possa se desenvolver plenamente. Discutindo questões técnicas, sociais, morais e
éticas. De algum modo estamos inaugurando esta nova era.
J.P.D.
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