quarta-feira, 13 de março de 2013

Em sintonia


Prestando um pouco mais de atenção na magia do viver, percebemos que alguns homens compreendem melhor os segredos do cosmos. A aprendizagem do bom viver engloba o entendimento do fluxo energético entre o universo, o homem e a natureza. Quando percebemos e compreendemos estes segredos, intensificamos nossa parte nos interesses dos astros que regem o céu. Portanto precisamos entender também qual a nossa parte no contrato social.

Conforme coloca Renato Ortiz no artigo ‘La polissemia de las palabras’: “El saber se emancipa de la transcendência divina y prescinde de las interpretaciones religiosas para la comprensión del mundo”. Neste contexto o homem começa a ter maior parte e influência nos planos do céu quando adquire o saber e o entendimento sobre sua missão neste mundo.

De acordo com Ortiz: “Se postula la existência de um hombre guiado por la razón (él es capaz de salir del estado de la tutela) y um conjunto de valores através de los cuales él actúa em el mundo: espiritu de libertad, uso público de la razón, responsabilidade”. Deste modo a natureza humana, associada aos valores morais e políticos, possibilita a realização filosoficamente necessária.

Desta forma, o homem dotado da consciência, e sobre a regência da razão, toma posse de si mesmo. Tendo o conhecimento de sua parte neste plano, e de sua missão no mundo, interage de maneira mais efetiva nos planos do universo. Então a magia procede.

A alquimia que coloca o homem a serviço do universo, coloca, da mesma forma, o universo a serviço do homem. Uma relação de mutualismo plena.  Assim sendo, quanto mais nos adaptamos aos interesses dos astros, mais espaço construímos aos nossos interesses. E quando ambos estamos em sintonia, tudo é possível. Participemos então desta interação com compromisso e responsabilidade para que possamos interagir, da melhor forma, com o universo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário